fbpx

O Latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, a região do entorno da cidade de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa Ocidental, como a língua oficial da República Romana, após se converter ao cristianismo, passou a ser a língua oficial da Igreja Católica Romana. 

Tornou-se posteriormente a língua falada pelos filósofos medievais.

Embora o Latim seja hoje uma língua morta, já não possuindo falantes nativos, ainda é empregada pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos.

Exerceu grande influência sobre diversas línguas, como fonte vocabular para diversos fins e profissões.

Línguas influenciadas pelo Latim? 

-Italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão e diversos outros idiomas e dialetos regionais.

Já o Esperanto é a língua planejada mais falada no mundo, (120) países.

Ao contrário de grande parte das outras línguas planejadas, esperanto já saiu dos níveis de projeto e semilingua. Sua versão inicial foi publicada em 1887 com a intenção de criar um idioma de mais fácil aprendizagem e que servisse como língua internacional, para a população mundial.

Apesar da grande facilidade gramatical, o esperanto desde seu início encontra muita dificuldade para evoluir e se tornar uma língua auxiliar.

A lista dos idiomas mais falados do mundo, qualificadas por número de pessoas que falam cada língua é inesperada:

1º Mandarim

2º Espanhol

3º inglês

4º Português

5º Hindi

6º Árabe

7º Bengali

8º Russo

9º Japonês

10º Lahnda

Porém, Considerando outros fatores o Inglês aparece como a língua mais conhecida do planeta. É o nosso idioma universal. Afinal, é usado em transações comerciais por todo o mundo, além de ser um dos idiomas mais fáceis para o aprendizado.

Mundialmente, aproximadamente 360 milhões de nativos falam inglês. Isto sem contar a quantidade de pessoas que o utilizam como segunda língua, que varia entre 470 milhões e mais de um bilhão.

Só na região das Américas, a estimativa é de mais de 500 milhões de pessoas se comunicando através desse idioma.

O mandarim e o espanhol vem logo em seguida como as línguas mais conhecidas, ficando mandarim em segundo e espanhol em terceiro lugar.
Mas atualmente podemos considerar o inglês como o idioma universal.

Língua universal
Atendimento via WhatsApp