O Latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, a região do entorno da cidade de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa Ocidental, como a língua oficial da República Romana, após se converter ao cristianismo, passou a ser a língua oficial da Igreja Católica Romana.
Tornou-se posteriormente a língua falada pelos filósofos medievais.
Embora o Latim seja hoje uma língua morta, já não possuindo falantes nativos, ainda é empregada pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos.
Exerceu grande influência sobre diversas línguas, como fonte vocabular para diversos fins e profissões.
Línguas influenciadas pelo Latim?
-Italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão e diversos outros idiomas e dialetos regionais.
Já o Esperanto é a língua planejada mais falada no mundo, (120) países.
Ao contrário de grande parte das outras línguas planejadas, esperanto já saiu dos níveis de projeto e semilingua. Sua versão inicial foi publicada em 1887 com a intenção de criar um idioma de mais fácil aprendizagem e que servisse como língua internacional, para a população mundial.
Apesar da grande facilidade gramatical, o esperanto desde seu início encontra muita dificuldade para evoluir e se tornar uma língua auxiliar.
A lista dos idiomas mais falados do mundo, qualificadas por número de pessoas que falam cada língua é inesperada:
1º Mandarim
2º Espanhol
3º inglês
4º Português
5º Hindi
6º Árabe
7º Bengali
8º Russo
9º Japonês
10º Lahnda
Porém, Considerando outros fatores o Inglês aparece como a língua mais conhecida do planeta. É o nosso idioma universal. Afinal, é usado em transações comerciais por todo o mundo, além de ser um dos idiomas mais fáceis para o aprendizado.
Mundialmente, aproximadamente 360 milhões de nativos falam inglês. Isto sem contar a quantidade de pessoas que o utilizam como segunda língua, que varia entre 470 milhões e mais de um bilhão.
Só na região das Américas, a estimativa é de mais de 500 milhões de pessoas se comunicando através desse idioma.
O mandarim e o espanhol vem logo em seguida como as línguas mais conhecidas, ficando mandarim em segundo e espanhol em terceiro lugar.
Mas atualmente podemos considerar o inglês como o idioma universal.